Banda Musical Santiago de Lobão

Desde sempre que Lobão e arredores foram regiões férteis em aprendizes e amantes da música . Este facto explica a longa existência da Banda Musical S. Tiago de Lobão. A Banda surge no inicio do século, em 1916, facto comprovado pelos mais idosos e por vários documentos ( diplomas de participação, e mérito ), sendo no entanto, registada 62 anos após a sua formação, em 1978 na Secretaria Notarial da Feira .
Esta instituição não esteve sempre sediada em Lobão, já em tempos ensaiou em Lourosa, tendo o nome “Banda da Cadinha” devido à alcunha do mestre que a fundou. Por volta de 1920, a Banda sediou-se definitivamente em Lobão, o que originou a actual designação.
Em virtude de não ter sede própria nem um lugar onde pudesse ensaiar, a Banda esteve quatro anos inactiva. No ano de 1940, por iniciativa de um emigrante no Brasil, com algumas posses e muito amor pela sua terra natal, foram criadas as condições necessárias para que a Banda iniciasse uma actividade regular. A partir de 1945, a Banda fixa-se no lugar da Igreja, numa casa alugada onde permaneceu até 1995, data na qual se transferiu para uma sede própria já com boas condições, Centro Cultural de Lobão.
A partir de 1945, a Banda fixa-se no lugar da Igreja, numa casa alugada onde permaneceu até 1995, data na qual se transferiu para uma sede própria já com boas condições, Centro Cultural de Lobão.
Apesar das diversas dificuldades, a Banda conseguiu um palmares rico, do qual merece destaque a participação em vários certames musicais e culturais, em programas televisivos o radiofónicos, em festivais de música popular da Inatel e nas maiores festas e romarias de Portugal.
Presentemente, a Banda é constituída por cerca de 55 elementos de ambos os sexos, na sua maioria estudantes de Música. Também tem uma Orquestra de jovens que fazem parte da banda, bem como outros elementos que se decidam á orquestra, visto os instrumentos que tocam não poderem ser utilizados em rua.

